A representação de mudança de estado
A explicação para a mudança de estado físico das substâncias está relacionado à mudança da disposição dos átomos ou moléculas. Ao aquecermos uma substancia, estamos proporcionando o aumento da energia cinética dessas partículas e, com isso, elas passam a oscilar mais em torno da posição de equilíbrio,afastando-se umas das outras . caso seja possível continuar o aquecimento, a substância atingirá a temperatura de mudança de estado,na qual as partículas terão energia suficiente para romper as ligações intermoleculares.
Podemos fazer a representação gráfica dos estados e das transformações físicas de um material em um gráfico da pressão P em função da temperatura T, chamado de diagrama de estados ou fases. Esse gráfico é dividido em regiões nas quais um par(pressão-temperatura)indica o estado físico da substância.
Quando uma substância muda de estado,sofre uma variação de volume.Isto significa que alteraçãoes da pressão externa pode ajudar ou dificultar a mudança de estado. A mudança que ocorre com a pressão externa fixa de uma atmosfera. Sob essa pressão vimos por exemplo, que a água entra em ebulição a 100c. No entanto se por exemplo diminuirmos a pressão externa a água entrará em ebulição em temperaturas menores. Como na cidade de são Paulo que estar a 700m acima do nível do mar, a água entra em ebulição á 48c. A quantidade de calor absorvida ou liberada numa mudança de estado não implica em mudança de temperatura da substância. Por isso, é geralmente referida como calor latente. Quando se fornece calor a um copo de gelo (0° C), por exemplo, a temperatura permanece constante até que o gelo se derreta. A energia é usada para romper a estrutura cristalina interna do gelo e derretê-lo. Esta energia não está disponível como calor até que o líquido retorne ao estado sólido. A importância do calor latente nos processos atmosféricos é crucial.
Fusão é o processo pelo qual um sólido se transforma em