A REP BLICA BRASILEIRA
No final do século xix, ganhava força no Brasil, a ideia de substituir a Monarquia pela República.
O projeto republicano era defendido principalmente pelos setores da elite agrária e liberal, as camadas médias urbanas, e o exercito que pedia maior autonomia para as províncias e participação política.
O projeto foi concretizado na manhã do dia 15 de novembro de 1889, quando um grupo de militares derrubou a monarquia e proclamou a República do Brasil.
Em 1500 ouve a chegada dos portugueses no Brasil.
Em 1822 ouve a Independência do Brasil.
Em 1889 ouve a proclamação da República.
Em 1824 ouve a primeira constituição do Brasil.
Em 1888 ouve a abolição dos escravos.
Em 1891 ouve a primeira constituição da República.
A partir de 1870, o governo de D. Pedro II, que reinava desde 1840, passou a ser bastante criticado por diferentes setores da sociedade brasileira devido aos seguintes acontecimentos: - No ano de 1872, dois bispos foram condenados a prisão por punir alguns religiosos de participarem da maçonaria ( associação de homens, formada na idade média, cujo objetivo é promover ajuda). A ordem de prisão partiu do imperador que era maçom. Essa atitude ficou conhecida como Questão Religiosa.
- A partir de 1870, fazendeiros do Oeste Paulista, desejavam aumentar sua participação política, juntamente com os profissionais liberais, e parte do exercito, lançaram o manifesto Republicano no qual criticava o poder moderador (executivo, legislativo, judiciário) e defendiam a implantação da Republica e do federalismo como forma de governo. No ano de 1873, foi fundado o Partido Republicano Paulista (PRP).
-As campanhas abolicionistas, juntamente com as frequentes fugas de escravos e a utilização de trabalho livre em algumas fazendas do interior paulista levaram a abolição da escravidão, em 13 de maio de 1888, com a assinatura da Lei Áurea, pela princesa Isabel. Essa atitude desagradou muitos fazendeiros que passaram a exigir do governo indenização