A Primeira Rep Blica Brasileira
A República Velha é dividida pelos historiadores em dois períodos. O primeiro período, chamado de República da Espada, foi dominado pelos setores mobilizados do Exército apoiados pelos republicanos, e vai da Brasil, no dia 15 de Novembro de 1889, até a eleição do primeiro presidente civil, Prudente de Moraes. A República da Espada teve viés mais centralizador do poder, em especial por temores da volta da Monarquia, bem como para evitar uma possível divisão do Brasil.
Embora a vitória fosse dada como certa, sobretudo em função do programa de governo da Aliança Liberal, que prometia abertura política e auxílio a outras atividades econômicas, Vargas foi derrotado. Indignados, porque sabiam que a derrota havia ocorrido em função das fraudes no processo eleitoral, e ainda mais motivados depois do assassinato de João Pessoa, o grupo de Vargas organizou um golpe (que alguns historiadores insistem em chamarem de revolução) e tomou o poder. Era o início da Era Vargas.
O primeiro período do governo de Vargas ficou conhecido como Governo Provisório. Na teoria, ele deveria governar por alguns meses, até a convocação de novas eleições. Mas Vargas foi ficando, ficando, ficando... E ficou de 1930 até 1934. Uma das medidas mais importantes durante esse período foi uma tomada logo de início, a nomação de interventores para governar os Estados. Essa nomeação de pessoas para governar os Estados, sem a existência, nesses Estados, de eleição foi uma forma de intervenção nos Estados. Os