A religião - perspectiva filosófica
Religião é um conjunto de sistemas culturais e de crenças que estabelece ligações entre as pessoas, a espiritualidade e os valores morais. Todas as religiões têm símbolos, tradições e historias sagradas que destinam a dar sentido à vida ou explicar a sua origem e a do universo. As religiões derivam quanto à sua moralidade, à sua ética, ao seu estilo de vida e as suas leis religiosas. Existem três conceitos que estão ligados a todas as religiões, estes são, sacro, profano e deus ou deuses.
Sacro: Palavra que pode ser usada em situações em que queremos explicar ou apontar algo relacionado com uma religião no que diz respeito aos seus rituais.
Profano: O que está de fora de um lugar sagrado, isto é o que é contra tradições religiosas.
Diferentes tipos de religião * Cristianismo * Islamismo * Hinduísmo * Budismo * Judaísmo
Nota: Ateísmo – ausência de crença em qualquer tipo de Deus.
A Relação entre a religião e a ciência
Ao longo da história as doutrinas religiosas influenciaram o desenvolvimento da ciência, enquanto o desenvolvimento da ciência têm modernizado várias doutrinas.
A religião e a ciência são vistas como inimigas, mas ambas tentam encontrar respostas para os mesmos problemas, competindo pela natureza da realidade, de forma que a religião está a perder contra a ciência já que as suas explicações são mais modernas, poderosas e gerais.
Perguntas
Será que é preciso escolher entre a religião ou a ciência? * Sim, estas são incompatíveis. A educação religiosa difere da educação científica por isso quem opte por uma não pode concordar com outra. * Não, estas complementam-se. Se optarmos pela esta resposta podemos dizer que a religião e a ciência tratam assuntos diferentes. A ciência trata dos assuntos naturais e experimentáveis por outro lado a religião trata de assuntos relacionados com a existência. * Esta questão não existe, ou se é simplesmente religioso ou simplesmente cientista.
Um exemplo de um