Tancredo reis
Curso Técnico em Magistério da Educação Infantil
Tancredo
CONHECIMENTOS CIÊNTIFICO.
MÁRIO CAMPOS
2013
Tancredo CONHECIMENTOS CIÊNTIFICO.
Trabalho apresentado à disciplina Filosofia da Educação, do curso Técnico em Magistério da Educação Infantil, da Escola Estadual de Mário Campos, Minas Gerais. Orientadora: Clara Lucia Araujo.
Mário Campos
2013
INTRODUÇÃO
Este trabalho foi desenvolvido para a disciplina de Filosofia da Educação do curso Técnico do Magistério. A abordagem utilizada para definir conhecimento científico foi à dialética, pois se alinha bem melhor com a maneira complexa dos fenômenos e sua dinâmica não linear. Aqui é traçada uma aproximação dialética, pois esta tem como hipótese que todo fenômeno que é dinâmico, complexo, e não linear. Não fica preso em definição.
A investigação científica se inicia quando se descobre que os conhecimentos existentes, originários querem das crenças do senso comum, das religiões ou da mitologia, quer das teorias filosóficas ou científicas, são insuficientes e imponentes para explicar os problemas e as dúvidas que surgem e exige o confronto da teoria com os dados empíricos. Pretende-se, assim, dizer o quão importante se torna definir bem. Usando termos simples, que irão representar a clareza, e usando termos um pouco mais complexos para não deixar o fenômeno empobrecido. Para essa definição ser bem definida é imprescindível a utilização de um dos métodos mais característicos do procedimento científico: a análise. Neste contexto, a análise nada mais é do que a decomposição do todo em partes. Com a análise do conhecimento científico tivemos o processo de conhecimento controlado que produziu as tecnologias sofisticadas; a análise empurrou o conhecimento científico para a questão do método, combinando a lógica dedutiva com indutiva sistematicidade do pensamento empírico. Com isso, vemos que a análise necessita, assim como a definição, de limites. Pois