A RELAÇÃO ENTRE A EPISTEMOLOGIA E A DIDÁTICA NO ENSINO RELIGIOSO
SANDRO RODRIGUES DA SILVA
A RELAÇÃO ENTRE A EPISTEMOLOGIA E A DIDÁTICA NO ENSINO RELIGIOSO
CURITIBA
2013
SANDRO RODRIGUES DA SILVA
A RELAÇÃO ENTRE A EPISTEMOLOGIA E A DIDÁTICA NO ENSINO RELIGIOSO
Trabalho apresentado como requisito parcial para obtenção de aprovação na disciplina de
Metodologia da Pesquisa Cientifica, no Curso de Teologia, na Faculdade de Administração, Ciências, Educação, e Letras de Curitiba.
Orientador: Prof. Djoni Schallenberger
CURITIBA 2013
1. INTRODUÇÃO:
A educação tem como um dos seus propósitos, possibilitar a busca e conquista do conhecimento. Segundo Goldman (2001, p. 58), “o objetivo fundamental da educação, isto é, dos sistemas escolares, em todos os níveis, é o de prover os estudantes com conhecimento e desenvolver habilidades intelectuais que elevem as suas habilidades de aquisição de conhecimento”. Por outro lado, faz parte dos estudos didáticos, ou seja, “do ensino, produzir aprendizagem e sem delimitação da natureza do resultado possível (conhecimento físico, social, artístico, atitudes morais ou intelectuais, por exemplo), e de desenvolver a capacidade de aprender e compreender”, como afirma Guedes (2011), e neste sentido, as suas fronteiras devem ser amplas, de tal forma que permita a inserção de conhecimentos dos mais diversos, como os psicológicos, sociológicos, políticos, antropológicos, filosóficos ou outros. A Didática é significante, pois oferece uma orientação para a prática. Aproxima-se de outras teorias, a partir do momento que procura explicar as relações entre os eventos que estuda.
2. DESENVOLVIMENTO
Existe um grande espaço entre a realidade de ensino e o campo da religião. E, a regulamentação constitucional dessa separação que, ao mesmo tempo estabelece o ensino religioso como disciplina escolar, exige uma abordagem específica cujas contribuições