A relação entre psicologia com a filosofia
Hoje é importante intender a psicologia que estamos fazendo e quais os rumos que ela vem tomando. Para isto é preciso formar psicológos que contribuam de maneira ativa e critica, para argumentar a necessidade de estudar a psicológia de uma perspectiva historica , como uma pratica social e que entende seus fundamentos historicos e filosóficos, intimamente ligados à própria forma de o homem viver e se expresser na sociedade. A psicológia vai sendo construida à medida que os homens vão construíndo a sí e seu mundo. A preocupação do homem com as atividades subjetivas é tão antiga quanto as primeiras formas do pensamento racional. Por isto se diz que a uma forte relação entre a filosófia e a psicológia. Os primeiros estudos sobre o psíquismo e a alma foram realizados pela filosófia Grega., na qual observava atentamente as atividades humanas e a manifestação da alma. A história da psicologia como filosófia tem como forma de desenvolvimento humano racional, quando das primeiras indagações do homem sobre o mundo. O aparecimento do pensamento racional, já que o homem de simples animal passa a ser humano, social e historico, tendo a conciência de si, elabora o primeiro conceito sobre subjetividade humana, que são idéias psicológicas, assim surge ciência psicológica.
Podemos dizer, por enquanto, que ela emerge como ciência quando reconhece a instância individual do homem na sociedade e que, por motivos sociais, politicos e econômicos , necessita ser normatizada e padronizada.
A liberdade e igualdade dos homens que se dá o reconhecimento de uma subjetividade. No entanto percepe-se que gera um ilusão, ocasionando assim a crise da subjetividade, que requer solução.
Para o entendimento da psicologia, que determina por ter como objetivo o indivíduo encerrado em sí mesmo, acreditamos importar, também para nós, profissionais brasileiros, As primeiras contribuições para o estudo da psicologia no Brasil, são oferecidas