Relação entre a Filosofia de René Descartes e o nascimento da Psicologia
Relação entre a Filosofia de René Descartes e o nascimento da Psicologia
Durante dois mil anos a Psicologia existiu amorfa e indiferenciada, pois estava fundida à Filosofia, e tinha por preocupação embrionária o homem enquanto um ser possuidor de “algo” além de seu corpo material e sensorial. Dessa forma, a primeira grande definição de Psicologia como estudo da alma perdurou durante muito tempo. Contudo, essa é uma definição muito controversa, pois o termo “alma” abre um leque imenso de formas de compreensão, uma vez que os homens nunca deixaram de discutir quando não de disputar, a respeito da natureza, da função e até da realidade da alma.
Refletir sobre a alma suscita questões inquietantes, enigmáticas e infinitas. Por isso, vamos pontuar as transformações sofridas pelo significado da alma, através da própria evolução do pensamento da humanidade. Isso nos dará um suporte necessário para a compreensão do surgimento da Psicologia.
Há milhares de anos atrás, desde quando o Homem se percebeu como um ser pensante, inserido na natureza, vem buscando respostas de duvida sobre a sua origem, as causas e as transformações do mundo. Isso faz com que a Psicologia seja uma das mais antigas disciplinas e ao mesmo tempo uma das mais novas disciplinas acadêmicas.
A busca de explicações para as questões matérias e humanas permanecem por muito tempo, as respostas eram procuradas através de Personagens Mitológicos, porém com o passar do tempo a Mitologia não satisfazia mais, pois cada vez mais se notava uma insuficiência nas respostas procuradas e a quantidade de duvidas aumentava.
No Inicio do sec. VI a. c. nasce a Filosofia, que significa “Amizade pelo saber”, com a filosofia nascem vários filósofos, cada um com a sua forma de pesar e buscar a sabedoria. Através da filosofia grega, que foi instituída para o Ocidente, foi possível conhecer as bases e os princípios fundamentais de conceitos que conhecemos como razão,