A reforma francisco campos
LICENCIATURA PLENA EM QUÍMICA - II PERÍODO (NOITE)
ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA
DOCENTE:
DISCENTE:
DALLABRIDA, N. A reforma Francisco campos e a modernização nacionalizada do ensino secundário.
Francisco Campos, que era um grande educador de Minas Gerais, no dia 18 de novembro de 1930 assumia como primeiro titular. Já como ministro, ele reformou toda a estrutura do ensino brasileiro na tentativa de adaptar o sistema de ensino a nova realidade que o pais estava vivenciando, utilizando através disso vários decretos, portarias, instruções e circulares, portanto uma política nacional de educação.
O texto tem por finalidade relatar a Reforma Francisco Campos, que ocorreu em 1931, e tinha como um dos principais objetivos fazer com que o ensino secundário brasileiro se modernizasse. Com isso varias estratégias foram criadas, dentre elas: a frequência dos alunos na sala de aula obrigatoriamente e um novo sistema reestruturado de avaliação. Segundo o autor Norberto Dallabrida essas estratégias foram criadas para que os estudantes secundaristas pudessem produzir mais, entrando assim em sincronia com a sociedade disciplinada e capitalista que era a que prevalecia no ano de 1930 no Brasil.
Devido a essas diferenças no modo de educar, a Reforma Francisco Campos tem uma grande importância para a historia do ensino secundário da educação brasileira pois, rompe com o tipo de escolarização secular.
Em 1837 foram criados o Imperial Colégio de Pedro II e os primeiros liceus provinciais, que eram instituições escolares criadas para passar o conhecimento do ensino secundário, isso aconteceu graças a emancipação política do Brasil.
Segundo Haidar (1972), durante o período imperial (1822-1889) a cultura escolar do ensino secundário foi marcada pelos regimes de cursos preparatórios e de exames parcelados. Ou seja, durante essa época, os estudantes do liceu brasileiro realizavam somente um