A Realiza o da Moral
A moral abrange um conjunto de princípios, valores e normas de comportamento. A realização da moral é a encarnação dos princípios, valores em uma sociedade, não só como tarefa individual mas coletiva, em outras palavras não só como realização individual, mas como processo social no qual as relações, organizações e instituições sociais desempenham um papel decisivo.
1. Os Princípios Morais Básicos
Em cada época a realização da moral não se separa de certos princípios básicos de comportamento que a sociedade como um todo, ou parte dela, apresenta a toda comunidade social ou a um grupo de seus membros.
A realização da moral como concretização de certos princípios coloca a necessidade de relacioná-los com as condições sociais as quais se referem, com as aspirações e interesses que os inspiram e com o tipo concreto de relações humanas que pretendem regulamentar, para que se possa assim compreender o seu verdadeiro papel na realização da moral.
2. A Moralização do Indivíduo
O ato moral implica consciência e liberdade. Assim tem caráter moral os atos dos indivíduos conscientes, livres e responsáveis, ou os atos coletivos, enquanto planejados em conjunto e realizados conscientemente em comum por diferentes indivíduos. Desta forma o verdadeiro agente moral é o individuo, com ser social.
O comportamento moral de um individuo, em uma determinada situação, ou o modo como ele age moralmente, não é algo totalmente espontâneo e imprevisto, mas sim uma possibilidade de seu caráter. Mesmo não sendo possível separar o comportamento do individuo da sua condição de membro da sociedade, e nem de formas genéricas ou sociais de comportamento individual, devendo atribuir-lhe formas particulares e originais de comportar-se, as quais equivalem o seu comportamento moral. Estas características ligadas entre si formam um todo indissolúvel, que constituem um caráter de uma pessoa.
3. As Virtudes Morais
A virtude é uma forma uniforme de comportar-se moralmente de