Acto humano
O presente trabalho de pesquisa pretende debrucar-se sobre o acto humano procurando trazer as varias vertentes que tocam ao tema, como sejam os conceitos em torno do acto humano, as suas divisoes e alcance de cada uma delas, bem como a razao ou motivacao para cada uma dessas subdivisoes e as suas classificacoes na sociedade humana.
O trabalho encontra-se estruturado em vários subtítulos que os aspectos acima mencionados abordam e fundamenta-se com com base em obras escritas de alguns autores, portanto trata-se de uma pesquisa bibliografica que pretende debrucar-se sobre a realidade do acto humano e sua importancia.
Com a pesquisa pretende-se responder os objectivos gerais tracados na Cadeira Etica social ministrada no Instituto Superior Maria Mae da Africa, especificamente a importancia do acto humano no comportamento da sociedade, tendo em conta que o homem é um ser social que nao sobrevive isolado e consequentemente o compotamento de cada um dita o comportamento da sociedade no seu todo.
Acto Humano
Segundo Ricardo Soda e Afonso Monroy, os actos humanos so aqueles que procedem da vontade deliberada do homem,isto é aqueles que o homen pratica com conhecimento e com livre vontade. Neles intervém, primeiro o entendimento,o homem conhece e delibera se pode e deve tender para ele ou não. Uma vez conhecido o objecto, a vontade tende para ele porque o deseja,ou afasta-se dele rejeitando-o.
Porém, nem todos os actos que o homem realiza sao propriamente humanos, visto que podem ser:
Meramente Naturais - aqueles que procedem das potencias vegetativas e sensitivas sobre as quais o homen não tem domínio voluntário algum,e são comuns com os animais. Por exemplo: a nutrição, a circulação do sangue, a respiração, a percepção visual ou auditiva, o sentir dor ou prazer.
Actos Humanos – os que procedem do homen, mas a que falta a adverténcia (caso dos dementes, das crianças pequenas ou a distraçao total), quer a voluntariedade (por coacçao