Etica
A que estão relacionados o senso moral e “a consciência moral”?
O senso moral e a consciência moral abordam a questão dos valores (justiça, honradez, espírito de sacrifício, integridade, generosidade), a sentimentos provocados pelos valores (admiração, vergonha, culpa, remorso, cólera, amor, medo), intenções, decisões e ações referidos ao bem e ao mal e ao desejo de felicidade. Dizem respeito ás relações que mantemos com os outros e, portanto, nascem e existem como parte de nossa vida.
Diferenciar Juízo de Fato de Juízo de Valor.
Juízos de fato são aqueles que dizem o que as coisas são, como são e por que são, está presente em nossa vida diaria, metafísica e nas ciências. Os juízos de valor são aqueles que avaliam as coisas, pessoas, ações, experiências, acontecimentos, sentimentos, intenções e decisões como bons ou maus, desejáveis e indesejáveis, são proferidos na moral, nas artes, na política e na religião.
Por que juízos éticos de valor são normativos, e o que isso tem a ver com a cultura?
Juízos éticos de valor são normativos porque enunciam normas que determinam o dever ser de nossos sentimentos, nossos atos e nossos comportamentos. A cultura nasce da maneira como os seres humanos interpretam-se a si mesmos e suas relações com a Natureza, acrescentando-lhe sentidos novos, dando-lhe valores. Os juízos éticos de valor enunciam normas que mudam de acordo com a cultura.
Como atualmente a violência é vista pelo plano ético, e o que isso tem a ver com nossa condição de sujeitos?
A violência é entendida como o uso da força física e da coação psíquica para obrigar alguém a fazer alguma coisa de modo contrário ao seu corpo e á sua consciência, causando-lhe danos profundos e irreparáveis, como a morte, a loucura, a autoagressão ou a agressão aos outros. A violência viola a integridade física e psíquica da dignidade humana de alguém. Considerando que a humanidade é racional e tem capacidade para interagir com a