trabalho na economia
Funções econômicas dos sistemas de transportes
O transporte é parte integrante da vida da sociedade compondo parte significativa no dia a dia das pessoas, sendo que para a realização da maioria das atividades corriqueiras é necessário o uso de algum tipo de transporte.
A necessidade de deslocamento ocorre naturalmente, vinda da necessidade da execução de diversas tarefas. Junto da mesma, o fluxo de pessoas aumenta gradativamente o que requer oferta de transporte com melhor qualidade e segurança. Tais investimentos requerem planejamento cuidadoso, para avaliar e otimizar a eficiência da aplicação de recursos, já que tem como principal função o relacionamento entre pessoas, bens e locais.
Todo processo de transporte além de função econômica, impacta diretamente na qualidade de vida das pessoas. Aproxima pessoas e bens, diminuindo distâncias, proporcionando conforto e habilidade de locomoção.
Os sistemas de transportes desempenham diversas funções econômicas. A possibilidade de utilização de recursos naturais; de especialização regional; exploração de novos mercados, proporciona a conexão entre vários lugares do mundo o que permite o escoamento da produção para exportação; a diminuição do tempo de viagem, seja pelo aumento de faixas ou utilização de novas tecnologias de controle de tráfego.
Custos de Transportes
Ao se desenvolver estudo e planejamento econômico de um projeto de transporte, diversos fatores devem ser avaliados para a determinação de custos e benefícios. De maneira geral, os custos afetam:
Os usuários: preços diretos, pedágios, desconforto e tempo;
Operador: manutenção, construção e operação;
Não usuários: degradação do meio ambiente, variações no uso do solo;
Governo: investimentos de capital, subsídio.
Tipos de custos tratados na área de transportes:
Custos fixos: depreciação, salários, taxas e administrativos;
Custos variáveis: combustível, horas extras e manutenção;
Custo médio: custo total pelo volume