METAFISICAII Questin Rio Do CAP 6 Livro Que Es Metaf Sica
700 palavras
3 páginas
METAFÍSICA IIQuestões relacionadas ao CAP. 6 do livro: Qué es metafísica? (Ramon Rodrigues Garcia).
Profa. Maria Lúcia
Aluno: Juscelino Honorato Borges
1 - Como se relaciona o pensamento de Heidegger com a metafísica?
A primeira fase do pensamento de Heidegger esta centrada na pretensão de estabelecer um novo marco para o estudo da Metafísica. Empreender uma investigação da compreensão do ser, pela via da analítica existencial seria o mecanismo único para proporcionar uma fundamentação válida da metafísica.
Posteriormente, a partir da obra “Sobre a essência da verdade” Heidegger assume como tarefa pensar a verdade do Ser, tornando-se, em certo sentido, antimetafisico, pois agora a Metafísica surge “como um bloco conceitual e histórico”, que deixa de buscar a identificação do Ser e procura centrar a sua investigação no ente enquanto tal.
2 - Explique a questão da diferença ontológica relacionando-a com a metafísica.
Na concepção heigeggerliana, a diferença ontológica considera o ser como um farol que ilumina e faz surgir as coisas. Ele, o ser, não é algo da coisa revelada, é sim um acontecer que se retrai para que os entes se mostrem. Esse processo no qual a luz que clareia não aprece em favor da coisa iluminada, “proporciona a Heidegger o esquema básico de interpretação da metafísica”. O filósofo alemão chama isso de “passo atrás” que “determina o caráter do nosso diálogo com a história do pensamento ocidental”; passo esse que movimenta “desde a metafísica à essência da metafísica”.
3 - Segundo Heidegger a essência da metafísica ocidental é ontoteológica. Explique.
A pergunta fundadora que deu origem ao estilo e a estrutura do pensamento metafísico, segundo Heidegger, foi aquela feita por Aristóteles: Que é o ente em sua totalidade? Esta indagação, ao mesmo tempo em que investiga o ente enquanto tal admite o ser como o seu fundamento. O ser absconditus é fundamento duplo: 1. essência do ente; 2. Ser supremo (fundamento metafísicode Deus). Assim, podemos