A REALIDADE VIRTUAL
O acesso à informação instantânea que hoje nós possuímos foi decorrência de anos e anos de desenvolvimento tecnológico, há um tempo não tão remoto, nos anos 60. Anteriormente a comunicação era feita, predominantemente, pelos jornais e rádios, sendo a minoria através da televisão. Com o passar dos anos, já na década de 80, os computadores começaram a aparecer, porém ainda sendo restrita a grande maioria. Com a chegada dos anos 90, iniciou-se a revolução tecnológica, com incentivo e investimento das grandes empresas ao uso do computador e da internet. Pouco a pouco, toda essa tecnologia até então destinada a uma minoria da sociedade, começa a fazer parte da vida da população, que já possuía um grande desenvolvimento da indústria televisiva. A partir desse momento, impulsionada pelo grande poder econômico, a televisão e o uso dos computadores foram se tornando indispensável até os dias de hoje.
Em paralelo com esse desenvolvimento, a mídia foi fortalecendo o seu perfil publicitário, buscando formas de alcançar cada uma das faixas etárias. É comum ao intervalo de um noticiário onde os telespectadores são, em grande parte, famílias, aparecer um anúncio de uma empresa vendendo uma geladeira, por exemplo. Esse turbilhão de anúncios publicitários entre um quadro e outro, vão formando um cidadão com uma personalidade cada vez mais consumista. O cidadão transfere uma realidade imposta pela mídia que grande parte das vezes não confere com a sua, ocorrendo uma transformação de personalidade e muitas vezes de valores culturais e sociais.
A internet hoje se tornou uma grande aldeia global, onde todos têm acesso a todos e não se restringindo ao antigo computador que ficava em casa, o acesso está nos notebooks, celulares de últimas gerações e tablets. Os primeiros acessos de uma pessoa nos anos 80 a um computador era já na fase adulta, hoje é comum crianças que mal saíram das fraldas ter acesso a jogos e desenhos nesse mar de tecnologia presente em casa.