Realidade virtual ou virtual realidade
Eliézer Silva de Sousa
• Vítor Moraes
• Ricardo Lobato
• João reis
[pic]
Ananindeua
Maio/2007
Universidade da Amazônia – UNAMA
Eliézer Silva de Sousa
• Vítor Moraes
• Ricardo Lobato
• João reis
[pic]
Trabalho acadêmico apresentado com vistas à obtenção de pontos na segunda NI, na disciplina TGE, por solicitação do Profº Fabio Costa, à Turma 2 DIN 12, do Curso de Direito da da Universidade da Amazônia – UNAMA
Ananindeua
Maio/2007
UM ESTADO CHAMADO
SECOND LIFE: O Estado Global
I - INTRODUÇÃO
Cada vez mais, tem ocupado o centro dos debates mais polêmicos a respeito da globalização, a questão da diminuição ou enfraquecimento do papel do Estado-nação.
Neste contexto predominado pela ideologia neoliberal, há uma mudança de paradigmas e toda uma nova conceituação a respeito das questões sociais, cidadania, soberania, hegemonia, autonomia entre tantas outras que passam por alterações frente ao novo Estado-nação, Estado fraco ou mínimo, como preferem alguns autores.
As relações econômicas são reguladas pelo mercado num mundo sem fronteiras, de reestruturação tecnológica, que afeta tanto as formas de produção, organização e gestão empresarial, quanto a própria natureza do Estado e a sua função, enquanto instituição reguladora e promotora do bem estar social e econômico.
Após alguns anos da implantação desta nova ordem global de liberação econômica, privatizações e revoluções tecnológicas, podemos verificar que houve muitos avanços na área da tecnologia, nos meios de comunicação e informação, entre outros. Mas, por outro lado, trouxe muitos prejuízos nas