A realidade no contexto educacional
Introdução
A prática de ensino, comprometida com a realidade do contexto educacional, apresenta um desafio de construção para um projeto de educação no qual teoria e prática formem uma unidade. A discussão sobre a educação como práxis humana remete-nos, com freqüência, a uma concepção sociológica básica: à noção de direção à construção. Compreendemos a prática docente como trabalho humano e por isso, construída por sujeitos inseridos em um espaço histórico e socialmente localizado. Nesta perspectiva, torna-se essencial compreender e refletir a dimensão fundamental na vida humana, capaz de transformar qualitativamente o meio tanto em seus aspectos funcionais, como meta a serem alcançadas.
A REALIDADE DO CONTEXTO EDUCACIONAL.
Ter uma identidade tem a ver com ter uma história, com poder colocar a própria realidade entre passado e futuro, integrando a realidade do contexto educacional. A identidade social se constrói, a partir de uma rede de relações e de fluxo de informações entre os membros dessa comunidade escolar e em relação com outras comunidades.
Compartilhado valores, normas e formas de enfrentar e resolver os problemas cotidianos, apostamos na convivência sem segmentações, na coesão social e na solidariedade sem distâncias.
Tudo que leve a uma melhor identificação de um contexto, a escola como um território cheio de diversidade social, é tudo aquilo que conduza a melhorar o sentido de construção.
O Projeto Politico Pedagógico da escola Ateneu Cubatão, diz respeito à reflexão sistemática sobre as práticas educativas: dá sentido e rumo às práticas, contextualizadas culturalmente.
A proposta educacional representa a oportunidade da direção escolar, a coordenação pedagógica, os professores e a comunidade, tomarem sua escola nas mãos, definir seu papel estratégico na educação das crianças e jovens, organizando suas ações, visando a atingir os objetivos que se propõem. É o ordenador, o norteador da