A EVOLUÇÃO DA GESTÃO EDUCACIONAL: UMA MUDANÇA PARADIGMÁTICA
NÚCLEO DE PÓS-GRADUAÇÃO
RESENHA
A EVOLUÇÃO DA GESTÃO EDUCACIONAL: UMA MUDANÇA PARADIGMÁTICA
Jequié/BA
Outubro de 2013
FABIANA SOARES DE ARAÚJO DA HORA
RESENHA
A EVOLUÇÃO DA GESTÃO EDUCACIONAL: UMA MUDANÇA PARADIGMÁTICA
Resenha solicitada pela docente Profª. Orientadora Edjane, ministrante da disciplina Administraçao do Ensino Superior,aos discentes do curso de Pós-graduação em Gestão e Supervisão Escolar da Faculdade Integradas Euclides Fernandes – FIEF.
Jequié/BA
Outubro de 2013
RESENHA: A Evolução Da Gestão Educacional: Uma mudança paradigmática
Muitos problemas apresentados na gestão educacional é uma expressão que ganhou evidencias na literatura e aceitação no contexto educacional, sobretudo a partir da década de 1990, e vem-se constituindo em um conceito comum no discurso de orientações e ações de sistema de ensino e de escolas.
Existem alguns paradigmas para Morin, ao modo de existência e de organização das idéias. Para Capra um paradigma significaria em sua totalidade pensamentos, percepções e valores que formam uma determinada visão da realidade, uma visão que é à base do modo como uma sociedade se organiza. Uma mudança do enfoque de administração para a gestão, que vem ocorrendo no contexto das organizações de ensino.
É possível afirmar que sinergia coletiva, em seu contexto, voltados para o esforço compete de promoção da melhoria do ensino brasileiro e de sua evolução. A Gestão educacional geri a dinâmica do sistema de ensino como um todo e de coordenação das escolas em específico, afinado com as diretrizes e políticas educacionais públicas, para a implementação das políticas educacionais e projetos pedagógicos das escolas, compromissado com os princípios da democracia e com métodos que organizem e criem condições para um ambiente educacional autônomo, de participações, compartilhamento e transparência.
No âmbito educacional, está