A Razoabilidade da Justiça
CURSO DE BACHARELADO EM DIREITO
Ronald Dworkin: A Razoabilidade da Justiça.
Belém- Pa
Junho/2011
FACULDADE INTEGRADA BRASIL AMAZÔNIA
CURSO DE BACHARELADO EM DIREITO
Trabalho realizado sob orientação da Prof. Ieda Fernandes como requisito parcial e complementar de avaliação na Disciplina Filosofia Jurídica na Turma DI2TE10.
Belém- Pa
Junho/2011
Agradecemos a Professora pela dedicação e apoio para que nós pudéssemos realizar este trabalho de forma satisfatória.
“Teu dever é lutar pelo direito, mas, no dia em que encontrares o direito em conflito com a justiça, lute pela justiça.”
(Eduardo J.Counture)
INTRODUÇÃO
Com a devida fundamentação teórica, este trabalho faz uma abordagem sobre Ronald Dworkin e sua forma unilateral de compreender direito e justiça, de modo que se contrapõe a teoria Positivista e defende um direito interligado com um contexto social e embasado por normas e princípios.
Para o desenvolvimento deste trabalho, utilizou-se de pesquisas bibliográficas e consulta em sites eletrônicos e tem como objetivo proporcionar a melhor compreensão dos alunos de direito sobre as idéias de Dworkin apresentadas no texto “A razoabilidade da Justiça”.RESUMO:
Ronald Dworkin: A razoabilidade do direito.
Este trabalho aborda a crítica de Dworkin ao Positivismo Jurídico - defendida por Hans Kelsen e Herbert Hart – e seus argumentos em prol de uma corrente contrária a esta. Esta concepção defende o Direito interligado ao contexto social e amparado por normas e princípios; fazendo, assim, sua definição de Direito e Justiça. Para o desenvolvimento deste trabalho foi utilizada a pesquisa bibliográfica como metodologia.
Palavras chave: Dworkin, positivismo, Kelsen, Hart, direito, princípios, justiça.
ABSTRACT:
This work presents the Dworkin's review