a racionalidade humana
A RACIONALIDADE HUMANA
Nome: Victória Gilmara de Oliveira Rocha
Número: 19
Série: 3 ANO B
Professor:
SÃO PAULO, 08 DE ABRIL DE 2014.
SÚMARIO I. A racionalidade humana / 2
II. O que é racionalidade humana? / 3
III. Como os filosofos discutem a razão? / 4
IV. Como usamos a nossa racionalidade? / 5
V. É importante usarmos a nossa racionalidade? / 6
VI. Conclusão / 7
VII. Bibliografia / 8
A RACIONALIDADE HUMANA
O julgamento humano decide que estado da mente determina sanidade, sensibilidade, coerência e normalidade. O racionalismo opera como um sistema fechado quando admite categorias que ele mesmo impõe à realidade. É importante ter em mente as seguintes perguntas quando fazemos a aplicação do pensamento racional: A totalidade da realidade é limitada ao cérebro? Ou, existe um outro domínio além do meio em que o cérebro existe e sobre o qual ele possa apenas imaginar?
Aracionalidade pode constituir, assim, em oposição à irracionalidade, um critério para qualificar determinados saberes, crenças,mitos e ideologias das sociedades tradicionais e modernas.
Quando se trata de factos humanos, a racionalidade e a irracionalidade aparecem, quer ao nível do comportamento dosatores, quer ao nível das explicações que um observador, seja um sociólogo, um psicólogo ou um historiador, propõe. Pode-semesmo explicar racionalmente aquilo que ao nível do comportamento é tido como irracional.
Assim, o ser humano é capaz de lidar com o mundo invisível, com emoções, com necessidades básicas de ordem espiritual, com a alienação e com a eternidade. Os pensamentos mais profundos do homem desafiam a idéia de que “o que se vê é tudo o que há”. Mesmo o universo físico permanece incógnito e aponta para influência ou intervenção externa
Assim, ele é capaz de lidar com