A Quinta Disciplina
O autor nos mostra quais são as cinco disciplinas, sendo uma o complemento da outra, trabalhando juntas com um só objetivo, tornar uma organização que aprende, utilizando as cinco disciplinas apresentadas para isso, o domínio pessoal, modelos mentais, visão compartilhada, aprendizagem em equipe, e pensamento sistêmico, a que tem mais ênfase é o pensamento sistêmico por ser considerado como "o alicerce da organização que aprende".
As Cinco Disciplinas
As ferramentas e ideias apresentadas servem para acabar com a ideia que nós temos de que o mundo é feito de forças separadas, sem relações interligadas. A partir do momento que nos conscientizarmos e desistirmos dessa ideia, passaremos a construir as organizações que aprendem, onde as pessoas expandem continuamente sua capacidade de criar os resultados que realmente desejam.
Segundo Peter "as organizações que aprendem são possíveis, porque no fundo todos somos aprendizes".
Assim, segue abaixo as 5 disciplinas ou como chamadas pelo autor de "tecnologias componentes".
• Domínio pessoal: o comprometimento que temos com nossa própria evolução, destaca a ideia da responsabilidade que cada pessoa tem em se envolver com os próprios propósitos.
• Modelos mentais: pressupostos profundamente arraigados, generalizações, ilustrações, imagens ou histórias que influem as nossas maneiras de compreender o mundo e nele agir.
• Construção de uma visão compartilhada: ter a imagem compartilhada do futuro, em que são criadas