A QUINTA DISCIPLINA
CURSO: Gerenciamento das Tecnologias da Informação
DISCIPLINA: Perspectivas de Tecnologia da Informação.
PROFESSOR: Arnaldo
“Resenha: A Quinta Disciplina”
Aluno Elisandro Salles.
Florianópolis, junho de 2006.
A Quinta Disciplina – Arte e Prática da Organização que Aprende de Peter M. Senge é um livro muito interessante que nos faz refletir sobre nosso verdadeiro papel dentro das organizações, sejam estas, as empresas onde trabalhamos, na faculdade, entre amigos, no bairro onde vivemos e dentro da nossa família.
Durante a leitura do livro, devemos observar que o autor trata de experiências vividas em organizações reais e em laboratórios nos Estados Unidos, de grandes organizações, porém, é possível traçar um paralelo entre essa realidade e a nossa realidade, mais especificamente as empresas da grande Florianópolis.
O autor trata de mudanças. Mudanças de atitudes, mudar o foco de visão, rever conceitos, estar sempre atentos ao mundo que muda a nossa volta.
Acontece que a grande mudança começa por cada um de nós ao desenvolver nossa capacidade de trabalhar em grupo trocando experiências e buscando novas experiências. Afinal, as organizações são formadas por pessoas, e estas crescendo e aprendendo a organização também cresce e aprende.
Os brasileiros são vistos como criativos. Mas até onde isso nos favorece?
Essa criatividade nos faz querer ver a solução de um problema na sua superfície. Damos muitas vezes soluções paleativas que resolvem o problema por hora, e quando volta a ocorrer é pior que antes. Isso quando a possível solução acaba se tornando um problema, como o exemplo descrito no livro de um executivo muito atarefado, cheio de compromissos e que todo fim de tarde sai para o happy hour tomar um drink para relaxar.