A quinta disciplina
LIVRO “A QUINTA DISCIPLINA”
Autor: Peter M. Senge
O livro é dividido em cinco partes, contém 530 páginas, sua primeira edição foi escrita e publicada em 1990,a edição atual foi revista e ampliada.
O livro é bem complexo, vários ensinamentos de como solucionar problemas administrativos em empresas, seja ela pequena, média e grande ou até mesmo na esfera pessoal de nossas vidas podemos tirar algum aprendizado.
É narrado em primeira e terceira pessoa, e tido pela crítica como um dos melhores livros voltados para administração já publicados, o próprio autor diz que ao escrevê-lo, em um determinado momento sentiu-se mais repórter que propriamente seu escritor.
O livro traz em suas páginas várias experiências, onde podemos nos transportar para dentro dele, pois são problemas e soluções que estão presentes em nosso dia a dia, ao ler esse livro podemos perceber que as soluções para os problemas são simples, mas muitas vezes, de tão simples e obvias não as enxergamos num primeiro momento.
Alguns pontos me chamaram bastante atenção como por exemplo:
O jogo da cerveja; O jogo da cerveja funcionava assim: quanto mais o proprietário do bar vendia, mais ele comprava do vendedor, que por sua vez repassava esse pedido para a cervejaria, por exemplo, se dentro de uma semana fossem vendidas 10 caixas, na semana seguinte o proprietário do bar se dispunha a compras outras 15 na semana seguinte para assim ter estoque de reposição rápida, mas os problemas não demoraram a aparecer, e era uma situação onde não havia culpados nem vítimas, havia sim um sistema que era o que não deixava nenhuma das três partes envolvidas enxergarem as soluções.
O vendedor de tapetes que em vez de fazer o simples ato de levantar o tapete para ver qual a causa das ondulações causadas, preferiu no auto de sua fúria pisar no tapete para eliminar seu problema.
O cavalo Boxer que não enxergava que os porcos administradores da fazenda manipulava aos outros animais conforme sua vontade, e