matriz matematica financeira juros simples e juros compostos
Módulo: Modulo 02
Atividade: Juros Simples e Compostos
Título: Análise comparativa entre juros simples e compostos
Disciplina: Matemática Financeira On-line
Introdução
Os juros são altamente aplicados na matemática financeira, pois está presente em possíveis empréstimos, transações bancárias, compras e outras operações que são comumente feitas na rotina empresarial.Nesta atividade será definido o conceito de juros, os tipos e como calcular.
Justificativa
Na matemática financeira é bastante comum o uso de dois “modos” de juros: o simples e o composto. Para diferenciar esses tipos de juros, primeiro é importante saber como funciona o cálculo do seu valor de juros. A utilização destes cálculos ira facilitar na decisão durante um investimento ou financiamento, tanto para o credor quanto para o tomador.
Desenvolvimento
No que diz respeito à definição de juro simples, trata-se dos juros que se obtêm de um investimento no tempo graças ao capital inicial. Como tal, o juro simples é calculado com base no capital principal, na taxa de juro e no período. O que importa ter em conta na hora de considerar o juro simples é o facto de os juros produzidos pelo capital num determinado período não se acumularem ao mesmo para gerar os juros correspondentes ao período seguinte.
Posto isto, o juro simples obtido através do capital investido será igual em todos os períodos em que o investimento surtir efeitos, desde que a taxa e o prazo não variem.
A expressão matemática utilizada para o cálculo das situações envolvendo juros simples é a seguinte: J = C * i * t, onde J = juros C = capital i = taxa de juros t = tempo de aplicação (mês, bimestre, trimestre, semestre, ano...) M = C + J M = montante final C = capital J = juros
Exemplo 1: Qual o valor do montante produzido por um capital de R$ 1.200,00, aplicado no regime de juros simples a uma taxa mensal de 2%, durante 10 meses? Capital: 1200 i = 2% = 2/100 = 0,02 ao mês (a.m.) t =