Juros simples e compostos
Módulo: Matemática Financeira
Atividade: Juros simples e compostos
Título: Estudo sobre juros simples e composto.
Aluno: Kaian Pardini
Disciplina: Matemática Financeira
Turma: Turma 329
Introdução
Para o estudo sobre juros simples e compostos, faz-se primeiramente necessário uma pequena introdução sobre a matemática financeira, para em seguida seguir com a temática do trabalho.
A matemática financeira trata, em essência, do estudo do valor do dinheiro ao longo do tempo. O seu objetivo básico é o de efetuar análises e comparações dos vários fluxos de entrada e saída de dinheiro de caixa em diferentes momentos. Além disso, o conhecimento sobre matemática financeira é essencial nesse mundo capitalista que vivemos.
A matemática financeira fornece ferramentas para que se possa avaliar e estudar diversas formar para aplicação do dinheiro, como empréstimos, financiamentos, descontos e taxa de juros.
Justificativa
Faz-se necessário o estudo dos juros simples e composto devido à sua vasta utilização no mundo capitalista que vivemos. Onde quer que você aplique seu dinheiro, ou mesmo em um financiamento feito por cartão de crédito, os juros estão embutidos.
Desenvolvimento
Existem como dito anteriormente, dois tipos de juros, o juros simples e juros compostos.
Os juros simples, são acréscimos somados ao final de uma aplicação de um capital inicial, e o juros compostos são acréscimos somados junto ao capital, ao final de cada período de aplicação, assim forma-se um novo capital, conhecido também como juros sobre juros.
O crescimento dos juros simples se dá de uma forma linear, já o de juros compostos de dá por um crescimento exponencial, assim o crescimento do capital aplicado por juros compostos se dá muito mais acelerado, como pode-se ver na imagem abaixo:
Aplicando ou financiando o capital, nele é empregado uma taxa de juros.
Ao financiar algo, e aplicando o juros simples a pessoa obtém um montante (valor