Atividade_individual_Matemática_financeira_pós ADM
666 palavras
3 páginas
Matriz de atividade individual*Módulo: 2
Atividade: 4.2
Título: Juros simples e compostos
Disciplina: Matemática Financeira
Introdução
Tanto na vida pessoal como na vida profissional diariamente nos questionamos sobre o que seria mais vantajoso financeiramente para o negócio? Qual seria o projeto com maior lucro nesse momento? E ainda, qual é o melhor investimento para o meu dinheiro? Qual financiamento devemos optar? Afinal, precisamos saber claramente de que forma podemos maximizar lucros e retornos obtidos. Dessa forma, verifica-se a presença constante e a real aplicabilidade da Matemática Financeira em nosso cotidiano.
Justificativa
Para obter as respostas aos questionamentos apresentados, no âmbito empresarial, os gestores devem sempre se atualizar sobre seus conhecimentos referentes ao universo das finanças. E o destino de seu capital deve ser considerado através do valor do dinheiro no tempo. Ou seja, um denominador comum para discutir transações ou oportunidades de capital, estabelecendo o ponto entre o consumo e o investimento.
Desenvolvimento
Tendo isso em vista, a matemática financeira está diretamente ligada ao valor do dinheiro no tempo, que, por sua vez, está interligado à existência da taxa de juros.
Juros podem ser tratados como a premiação ou retribuição do capital empregado na transação. Iniciando a discussão sobre juros, tem-se que esclarecer seus modos de capitalização: por juros simples ou por juros compostos.
A capitalização por juros simples é aquela na qual os juros incidem sempre sobre o valor de capital inicial, ou seja, o acréscimo (ou decréscimo) mensal é sempre o mesmo. A capitalização por juros compostos incidem sobre o valor inicial acrescido dos juros a cada período, não apenas ao valor inicial. Em outras palavras, seria o sistema por juros simples reaplicados a cada período.
No sistema financeiro atual, os juros compostos são facilmente reconhecidos e tratados quase como regra geral nas situações