A Escola e a Comunidade
Ao analisarmos a relação entre a escola e a comunidade percebemos que ambas caminham juntas. Porém nos dias atuais vemos a Educação em um estado precário, onde não há democracia, já que a sociedade vive através de um sistema implantado dentro das escolas públicas e privado.
Dentro das Escolas nos deparamos com diferenciadas situações, há escolas que apresentam um belo trabalho pedagógico envolvendo consigo a comunidade através de projetos, leitura e interpretação de textos e programas educativos conscientizando e formando cidadãos capacitados e críticos. É importante ressaltar que as dificuldades também estão presentes, mas podem ser revertidas quando se acredita e busca fazer um trabalho com comprometimento.
O papel do professor diante dos seus educandos é mais do que ser um “simples professor” dentro da sala de aula, ele se torna um exemplo como profissional e pessoa.
É fantástico nos depararmos com instituições de ensinos que com poucos recursos conseguem elaborar trabalhos significativos com os alunos, ao qual acabam obtendo um resultado satisfatório perante toda a comunidade em que se vive.
Uma gestão capacitada dentro de uma escola, além de ter como foco um ensino adequado e organizado obtém uma forma de buscar melhorias para o ambiente, o ensino e a realização de uma aprendizagem significativa, que nos fazem capazes de lutar pelos nossos direitos perante as leis.
Diante das leis que norteiam a Educação Brasileira, vemos que muitos direitos existem apenas no papel, mas que na pratica não são vinculadas na realidade escolar, por falta de investimento do governo na Educação, causando uma grande defasagem na qualidade da formação dos alunos como cidadãos.
Nós como educadores temos o importante papel de buscar uma educação que preze o bem estar e a evolução das nossas crianças.