a comunidade na escola
Quando uma comunidade tem força e determinação em fazer uma mudança o ensino passa a não ser uma obrigação, mas uma rotina normal na vida de quem frequenta, pois ela norteia a direção de um bem estar, um exemplo disso são as pessoas que residem na zona rural e mantém seu estilo de vida longe das da cidade e por trabalharem na roça não tiveram a oportunidade de aprender a escrever, mas conhece a mudança climática, direção e fazem cálculos mentalmente, mas sequer escrevem o seu nome e por isso a sociedade os exclui por não entenderem que ali também existe sua própria cultura.
Então a escola passou a receber essas pessoas e a inserir na sociedade e fazer a troca de uma cultura que nós não conhecemos, mas que percorre por todo o território brasileiro e tem de merecer seu valor.
A educação faz parte do ser humano e com ela é que se têm as bases do conhecimento e a força da sobrevivência no meio na qual está inserida
A boa politica da convivência faz com que as pessoas aprendam a se aceitar do jeito que são claro que sempre haverá algumas exceções, mas o indivíduo tem que estar atento ao mundo que o cerca.
Na escola é que aprendemos a fortalecer e a aceitar as dificuldades presentes e que sempre terá um professor ou um colega a ajudar, o preconceito e a discriminação vai existir, mas se a pessoa tiver uma boa noção e educação vai saber respeitar ao próximo.
Isso não é obrigação, mas um exemplo construído a ser seguido.
Vivemos em uma sociedade que a aparência conta muito, a maneira de comportar e se impor costuma nos taxar como fracassados ou com atitudes e quando se está na escola o professor consegue enquadrar o estereótipo então por isso que há tanta preocupação com o futuro dos jovens. O governo apoia em partes, mas tem muito lugar que é carente de recursos e atenção e quem comanda com o escasso recurso é a escola, comunidade e o professor porque quer ver a mudança que a educação pode fazer em um grupo.
Sabemos que a educação