Origem da Escola Publica
O presente trabalho foi idealizado a partir de reflexões realizadas na disciplina de mestrado em educação1 e visa apresentar panorama sobre a história da escola pública. Para tanto, foi realizado um levantamento sobre a origem da escola pública na Europa, e quais as concepções de educação que perpassaram a sua história no decorrer do final do século XIX e início do século XX, sabendo que a história da escola pública tem uma estreita relação com os interesses políticos postos na sociedade, nos perguntamos quais os interesses sociais que estão envolvidos neste processo?
Um dos padrões consistente na modernidade é a constante circulação de idéias, é importante que compreendamos que a viagem dos ideários pedagógicos, das práticas educativas e escolares insere-se como um projeto de modernização buscado pela sociedade brasileira por volta de 1870. Neste sentido, é necessário analisar o que era considerado importante para integrar todo sistema de educação pública no século XIX, ou seja, sistema que evidenciasse progresso, numa visão de mundo ideal, que expresse uma modernidade educacional e de um projeto liberal de educação. Para tanto, foi realizada uma reflexão sobre a origem da escola pública no Brasil e quais as práticas pedagógicas que a nortearam.
Vale ressaltar que nesse período o Brasil passava por profundas transformações de cunho social, político, econômico e cultural, a partir dessa contextualização descreveremos como a escola foi sendo organizada entre o período do final do século XIX e as primeiras décadas do século XX, com a introdução de novos conceitos educacionais, relacionados à formação de professores e desenvolvimento de novas práticas pedagógicas, identificando nesse processo quais foram às questões que moveram o pensamento educacional, e apontando os seus principais pensadores.
Não se pretende com essas reflexões esgotar as análises dessas questões, objetiva-se