CICLOS BIOGEOQUÍMICOS
No meio ambiente ocorre circulação de substâncias essências para a manutenção e reprodução dos seres vivos. A essa circulação se da o nome de ciclo biogeoquímico, que na mais é do que o percurso realizado no meio ambiente por uma dessas substâncias. Por meio dos ciclos biogeoquímicos os elementos químicos e compostos químicos são transferidos entre os organismos e entre diferentes partes do planeta. Ao longo do ciclo, cada elemento é absorvido e reciclado pelos próprios seres vivos e também pelo ar, água e solo. Mas também pode se acumular por um longo período de tempo em um mesmo lugar.
1.1 CICLO DA ÁGUA
O ciclo da água é realizado através da energia solar. A luz solar faz a água dos oceanos, lagos, rios e superfícies úmidas do solo evaporar e também provoca a transpiração das folhas e dos corpos de outros seres vivos. As moléculas de água vão da superfície terrestre para a atmosfera, onde, unindo-se a outros compostos moleculares, originam as nuvens. O retorno dessa água para a superfície se dá na forma líquida (chuva) ou na forma sólida (neve, granizo). Quando essa água que retorna a superfície atinge o chão, uma parte é absorvida pelo solo, onde forma os lençóis freáticos, ou é absorvida pelas plantas. E o restante forma a água de escoamento que se junta às nascentes e às fontes de lençóis freáticos para formar os lagos e os rios que alimentam os oceanos, assim fechando o ciclo da água.
Figura 1 – Ciclo da Água
1.2 CICLO DO CARBONO O ciclo do carbono, que depois da água é o elemento que entra em maior quantidade na composição dos seres vivos, envolve dois estágios, um sólido e outro gasoso. O estágio sólido representa o carbono encerrado nas rochas, como o calcáreo, e nos combustíveis fósseis, como hulha e petróleo, fixados pela fotossíntese durante milhões de anos. Quando estes são queimados, ou através de atividades vulcânicas, o carbono, sob a forma de dióxido de carbono,