A quinta Disciplina
Segundo Senge (1998)
A única fonte sustentável de vantagem competitiva em longo prazo é a capacidade das organizações de aprenderem mais rapidamente e de forma melhor que os seus concorrentes. E seguindo esta metodologia de procedimentos voltados ao aprendizado, um número cada vez maior de organizações, como a Federal Express, Ford, HP, Intel e Shell, por exemplo, estão utilizando-se das disciplinas da organização que aprende para eliminarem suas deficiências de aprendizagem.
A Zumble Aprendizagem Organizacional, consultora desta obra, tem como propósito contribuir para as transformações na gestão das organizações no Brasil, por meio dos conceitos e ferramentas de aprendizagem organizacional. Assim, uma das iniciativas da empresa é trazer ao Brasil as principais obras sobre o assunto, e a Quinta Disciplina de Peter Senge se destaca como uma das principais obras sobre o assunto. Pois sugere uma visão sistêmica não somente nas organizações, mas também na vida e no mundo em todos os aspectos da vivência humana. E devido à abordagem proposta de uma maneira de ver e determinar a própria vida pelo administrador sugere então uma visão mais ampla sobre a forma de administrar pessoas, grupos e organizações.
O livro aborda as cinco principais disciplinas existentes no sistema abordado, onde cada uma delas está ligada a outra em uma interdependência que resultará no sucesso desta nova e revolucionária concepção de liderança a gerenciamento empresarial. Inicialmente quando os indivíduos passam a praticar o domínio pessoal, várias mudanças graduais ocorrem dentro deles. Muitas delas são bastante sutis e, muitas vezes passam despercebidas. Além de esclarecer as “estruturas” que caracterizam o domínio pessoal como uma disciplina (como tensão criativa, tensão