Primeiros socorros
Afogamento no Mundo O afogamento é uma das doenças de maior impacto na saúde e na economia do mundo. De acordo com a OMS, 0,7% de todos os óbitos no mundo ocorrem por afogamento não intencional, perfazendo mais de 500.000 (8.5 óbitos/100.000 hab.) óbitos anuais passiveis de prevenção. Entretanto o número exato é desconhecido em razão de casos não notificados, sem confirmação de óbito.
AFOGAMENTO NO BRASIL Como pode mensurar o número de casos de afogamento no Brasil? Existem basicamente 3 formas de quantificar o número de afogamentos em nosso país: Através dos atestados de óbitos emitidos por médicos com base no Código Internacional de Doenças (CID). Através do preenchimento de uma autorização de internação hospitalar (AIH) quando o paciente necessitou internação. Através do registro em boletim de resgates ou atendimento pré-hospitalar realizado por guarda-vidas de serviços de salvamento aquático ou profissionais de saúde, e equipes de busca aquática “mergulhadores de resgate”.
Houve algum progresso na redução de óbitos por afogamento no Brasil? A mortalidade por afogamento vem declinando no Brasil nos últimos 29 anos (1979-2007) em números absolutos e relativos (n/100.000 hab).