A questão ética do analista
CURSO DE BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO
TAÍS SILVA MANGUEIRA
A QUESTÃO ÉTICA DO ANALISTA
PAULO AFONSO – BA
2012
TAÍS SILVA MANGUEIRA
A QUESTÃO ÉTICA DO ANALISTA
Fichamento apresentado ao Curso de Bacharelado em Administração da Faculdade Sete de Setembro - FASETE, como requisito para avaliação parcial da disciplina Metodologia do Trabalho Científico, sob a orientação da professora Reata Pedrosa.
PAULO AFONSO – BA
2012
SILVA, Márcia Vasconcellos de Lima. A Questão Ética do Analista: Um Estudo Crítico do Caso Dora. Portal do Marketing, 1999.
“O presente trabalho é produto de uma tentativa de articulação entre a ética de Aristóteles e a ética da Psicanálise, tendo no seu bojo considerações críticas a respeito do caso Dora e o desejo do analista.” (p. 1).
“[...] ética vem do grego ethos que significa modo de ser ou caráter, " (...) enquanto forma de vida também adquirida ou conquistada pelo homem ". (Vásquez, 1969: 14).” (p. 2).
“Segundo o Vocabulário Técnico e Crítico da Filosofia, Ética é a " ciência que tem por objeto o juízo de apreciação, enquanto este se aplica à distinção entre o bem e o mal [...]”(Lalande, 1926: 348 - grifos nossos).” (p. 2).
“Pode-se dizer, [...], que ética é um conjunto de normas ou regras prescritas a fim de que a ação do indivíduo seja considerada boa.” (p. 3).
“À ética cabe a explicitação teórica dos fatos e à moral, a questão prática, isto é, as ações propriamente ditas.” (p. 3).
“[...] por disposições de caráter, as coisas através das quais nossa posição referente às paixões é boa ou má.” (p.4)
“[...] a ética de Aristóteles (que, a nosso ver, não pode prescindir do conceito de virtude para ser estabelecida) é conhecida como a ética do caráter.” (p. 5)
“Trata-se, [...], de uma ética julgadora, conservadora e moralista que limita e restringe por um lado a liberdade dos homens, [...], procura tratá-los como iguais, não levando em conta as singularidades e particularidades de