A QUESTÃO SOCIAL NO PASSADO AOS DIAS ATUAIS
NESSE TEXTO IREMOS FALAR SOBRE AS QUESTÕES SOCIAIS
DO PASSADO EXTRAPOLANDO ASSIM AOS DIAS ATUAIS. O SURGIMENTO DO SERVIÇO SOCIAL, COMO É TRATADA A QUESTÃO SOCIAL NO BRASIL E O DESENVOLVIMENTO ATÉ OS DIAS DE HOJE OBSERVANDO AS NOVAS EXPRESSÕES DA QUESTÃO SOCIAL, SE EXISTE UMA RELAÇÃO DAS REFRAÇÕES DO PASSADO E DO PRESENTE NA QUESTÃO SOCIAL E QUAIS SÃO ELAS. COMO A POPULAÇÃO AGE EM RELAÇÃO A ESSAS EXPRESSÕES DA QUESTÃO SOCIAL NA ATUALIDADE.
2 DESENVOLVIMENTO
As expressões da Questão Social no surgimento do Serviço Social foram as desigualdades sociais na Europa no século XIX com o surgimento da formulação políticas sociais afim de beneficiar a classe operaria que se encontravam na pobreza.
Com o processo de industrialização e urbanização originou – se a pobreza da classe operaria causando diversas problemáticas sociais. Como a fome, a miséria gerando assim as manifestações.
A Questão Social pode ser definida como: o conjunto das Sociedades Capitalistas madura, que tem uma raiz comum: a Produção Social e cada vez mais coletiva, o trabalho torna se mais amplamente social, enquanto a apropriação dos seus frutos se mantem privada, monopolizada por uma parte da sociedade. (Iamamoto, 1999, p. 27).
A Questão Social chega ao Brasil num processo lento, no período colonial, baseado no trabalho escravo, na monocultura, exportação agrícola e no latifúndio. No século XIX a classe operaria começou com as manifestações reivindicando seus direitos trabalhistas, nesse mesmo tempo a igreja agia de forma para abafar, coibir toda manifestação social e política beneficiando aos burgueses e o estado.Com todas essas manifestações aos poucos vai reconhecendo a Questão Social.
Admitindo que a Questão Social pode ser tratada como um problema político na década de 30. No governo de Getúlio Vargas dar se a conquista dos Direitos Trabalhistas, férias, aposentadoria, salário mínimo e registro em carteira.
Nos dias atuais mesmo com todas as garantias legais ainda sim