O CONTEXTO HISTÓRICO DA QUESTÃO SOCIAL NO BRASIL.
Sobre a questão social no Brasil iremos refletir sobre suas várias faces e fazes. Para entendermos melhor sobre a questão social, precisamos recordar o surgimento do Serviço Social.
A questão social surgiu no século XIX na Europa, no início para exigir a formulação de políticas sociais em benefício da classe operária, que estavam sendo explorada pela crescente industrialização dos meios de produção, proporcional a crescente industrialização. Crescente também era o número de miseráveis na época. A questão social refere-se à ampliação do trabalho na sociedade capitalista pós-revolução industrial, começando pela degradação do trabalho, a perda e o desaparecimento de muitas categorias e postos de trabalhos, e isso ocorre quando o estado passa a se retirar do campo social com cortes, privatizações, etc. (Autor desconhecido, disponível em: Acesso em: 05 de out. 2013).
No Brasil a questão social é encarada como “caso de polícia” até meados de 1930 quando o Serviço Social ainda anda de braços dados com a igreja e tratam da questão social com práticas de assistencialismo. Na década de 1930 o país passava por um desenvolvimento industrial e econômico que resultou no crescimento de cidades. Com a implantação da industria as cidades se tornaram atrativas para as pessoas do campo, que passaram a migrar para as cidades, acarretando inúmeros problemas, entre os quais a pobreza, o crescimento desordenado do espaço urbano e a exploração do trabalho pelos meios de produção. Eram desumanas as condições de trabalho na época e os conflitos de classe começavam a surgir dando espaço à miséria. No início do Serviço Social no país, eram essas as condições de maior relevância na época. Comparando aos dias atuais essas questões sociais sofreram mudanças, no entanto, ainda lhe damos com muitas delas.
Para nos aprofundar melhor no assunto é importante observar todo o contexto histórico, só assim podemos fazer uma reflexão sobre o tema, pois é analisando o passado que