Expressões da “Questão Social” no passado e na atualidade
GESILDA ALVES DOS SANTOS
Expressões da “Questão Social” no passado e na atualidade
Caruaru
2013
GESILDA ALVES DOS SANTOS
Expressões da “Questão Social” no passado e na atualidade
Trabalho apresentado ao Curso seviço social da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina de antropologia.
Prof. Giane Albiazzetti
Caruaru
2013
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO
04
DESENVOLVIMENTO
05
CONSIDERAÇÕES FINAIS
08
REFERÊNCIAS BILBLIOGRAFICAS
09
INTRODUÇÃO
Tendo em vista que a questão social está carregada de influências históricas, políticas e culturais, e que se configura por uma questão estruturante de relações sociais desiguais que se caracteriza pelo sistema capitalista, o presente trabalho tem como objetivo elucidar os impactos trazidos pelas mundas das expressões da questão social do passado e dos dias atuais.
DESENVOLVIMENTO
A Questão Social surgiu na Europa Ocidental do século XIX, designando o fenómeno de pobreza crescente entre os membros da classe operária. Devido a industrialização e a urbanização, gerando para classe trabalhadora condições de vida precárias, como também conscientizou essa mesma classe a lutas a favor dos seus direito.
O Brasil em 1930 passa nesse período por um declínio na sua produção de riqueza agrária e agrícola, iniciando o desenvolvimento industrial. Nesse processo de transição, as pessoas residentes nas regiões agrícolas e rurais migram para os centros industriais em desenvolvimento. Onde os trabalhadores são cada vez mais explorados e se evidencia um crescente acúmulo do capital por parte dos detentores dos meios de produção, o que propicia uma organização por parte do proletariado, em busca de melhorias nas condições de trabalho e vida. Para a burguesia e para os