Administração
A educação da CRIANÇA segundo a Ciência Espiritual
Tradução de
Rudolf Lanz
O conteúdo destas considerações foi apresentado por mim sob forma de palestra proferida em vários lugares da Alemanha. Tendo-se expressado de muitos lados o desejo de vê-lo publicado, apresento-o aqui refundido como trabalho escrito.
Rudolf Steiner
1907
vida atual coloca em questão muito do que o homem herdou de seus antepassados. É por isso que surgem tantos ‘problemas modernos’ e ‘exigências da época’. Que tipo de ‘problemas’ perturbam o mundo hoje? A questão social, a questão do feminismo, problemas educacionais e escolares, problemas relacionados ao direito, à saúde, etc. Pelos mais diversos meios procuram-se soluções para estes problemas, sendo incalculável o número dos que afirmam terem esta ou aquela ‘fórmula’ para resolver este ou aquele ou, pelo menos, contribuir com algo para sua solução. E nessa situação fazem-se valer todos os matizes possíveis do comportamento humano: o radicalismo, que toma ares revolucionários; as tendências moderadas, com respeito pelo existente, querendo desenvolver o novo; e o conservadorismo, que logo se agita quando se toca em antigas instituições ou tradições. E ao lado dessas atitudes principais existem inúmeras intermediárias.
Quem analisar mais profundamente a situação não poderá abster-se, perante todos esses fenômenos, do sentimento de que nossa época possuí apenas meios inadequados para enfrentar as exigências feitas ao homem moderno. Muitos querem reformar a vida sem conhecer realmente seus princípios básicos. Quem quiser fazer sugestões para que algo aconteça no futuro não poderá dar-se por satisfeito com um conhecimento superficial da vida; deverá, antes, pesquisá-la em profundidade.
A existência toda é como uma planta, não abrangendo apenas o que se apresenta à vista, mas contendo em seu âmago um estado futuro. Quem vê uma