Arquitetura de Comp
Assunto: Dispositivos Periféricos
Dispositivos Periféricos, também chamados de Dispositivos de Entrada e Saídos (E/S) ou Input/Output (I/O), permitem a interação do homem com o processador, possibilitando assim a entrada e saída de dados.
Os dispositivos de entrada codificam a informação que entra em forma de dados que possam ser processados pelo sistema digital do computador. Alguns dos principais são: teclado, mouse, scanner, microfone, joystick, câmera filmadora, câmera digital, tela sensível ao toque, mesa gráfica e caneta ótica.
Dispositivos de saída decodificam os dados em informação que possam ser entendida pelo usuário. Principais exemplos desses são: monitor de vídeo, caixa de som, impressora, sensores de movimento, temperatura, etc. e óculos para realidade virtual.
Alguns dispositivos funcionam tanto como forma de entrada e também, como de saída, por exemplo: pen drive, drive de disquete, drive de cartão de memória, modem, drive de CD / DVD-ROM, disco rígido, dentre outros.
Há um dispositivo híbrido de dados que é a de Redes de Computadores.
A seguir, algumas características dos principais dispositivos de Entrada e de Saída:
Dispositivos de Entrada
Teclado – Principal dispositivo de entrada do computador. Onde são inseridos caracteres e comandos da máquina. No início da computação, sua existência era essencial para que pudesse interagir com o computador através da inserção de dados feitos pelo prompt de comandos desse.
Mouse – Também um dos mais importantes, é através dos botões do mouse que interagimos com a interface do computador. Com os sistemas operacionais atuais, é essencial a utilização do mouse, já que esses sistemas operacionais estão voltados para uma interface gráfica e intuitiva. Ícones de programas, jogos e links da internet, são acessados através dos cliques do mouse.
Touchpad – É um dispositivo que tem a mesma função do mouse, a diferença é que são sensíveis ao toque.