A QUESTÃO MULTICULTURAL
Referência: HALL. S. A questão multicultural. In: Da diáspora: identidades e mediações culturais. Belo Horizonte, Editora UFMG, 2003, p.51-100.
Tipo de Documento: Capítulo de livro
Síntese: De forma sucinta iniciando seu texto, Stuart Hall faz uma distinção entre multicultural e nulticulturalismo Em seguida o autor nos elucida como ocorreu a emergência do multiculturalismo após a II Guerra Mundial e como este tem se alterado e intensificado e faz algumas considerações sobre a diferença. A partir da história nacional da Grã-Bretanha Hall discorre sobre a questão multicultural. Finalizando o ensaio o autor procura identificar os contornos de uma nova lógica da política multicultural.
Principais idéias:
Multicultural: “é u m termo qualitativo Descreve as características sociais e os problemas de governabilidade apresentados por qualquer sociedade na qual diferentes comunidades culturais convivem e tentam construir uma vida em comum, ao mesmo tempo em que retêm algo de sua identidade original... “(p. 52).
Multiculturalismo: é substantivo. Refere-se às estratégias e políticas adotadas para governar ou administrar problemas e multiplicidade gerados pelas sociedades múltiplas” (p. 52).
Assim como há distintas sociedades multiculturais há também multiculturalismos diversos, a saber: multiculturalismo conservador, pluralista, liberal, comercial, corporativo, critico ou revolucionário.
A reconfiguração das forças e relações sociais em todo o planeta, contribuíram para a emergência do multiculturalismo..
. Com o fim da Guerra fria, a fim de construir uma nova ordem mundial, os EUA pressionam os paises do Leste Europeu a entrarem “no mercado” propiciando o ressurgimento de tensões sob a forma multicultural.
. A globalização associada à expansão de novas indústrias culturais, impulsionada pelas TIC’s, o aparecimento da economia do conhecimento e a compressão do tempo-espaço, produz um sistema de desigualdades e