A Questão do Trabalho no Brasil
A Questão do Trabalho no Brasil
Serra, 30 de Maio de 2011
INTRODUÇÃO
Trabalho solicitado pelo Professor José Maria como exigência para aprendizado da disciplina Sociologia, ministrada no primeiro período do Curso Ciências Contábeis.
O estudo consta o resumo do capítulo quinto do livro “Iniciação à Sociologia” do autor Nelson Dácio Tomazi.
Desde o início do século passado, as organizações vêm exigindo um novo estereótipo de trabalhador. Esse novo homem não somente se debate com a difícil arte de bem viver, mas se depara também com a necessidade de acompanhar os constantes avanços tecnológicos, além de enfrentar o desafio de estar sempre a par de uma imensa carga de informações.
Embora seja inegável que a automação das empresas tenha substituído postos de trabalho, não se pode afirmar que somente a tecnologia tenha gerado os altos índices de desemprego. Existem outros motivos, principalmente de ordem econômica e social, que devem ser considerados. Além das controvérsias, porém, sabe-se que o papel do trabalho terá que ser revisto nesse modelo de sociedade que se está construindo no novo milênio.
Nesse cenário, surgem as seguintes questões: quais seriam as tendências para o trabalho num ambiente tão aberto a inovações e avanços tecnológicos e qual o novo papel do trabalhador nesse contexto? Outro ponto a ser considerado é que, diferentemente do que ocorria num passado não muito distante, o trabalhador-cidadão contemporâneo tem procurado, cada vez mais, fazer valer seus direitos de viver condignamente. Portanto, a seguinte questão deve também ser incansavelmente debatida: como fazer com que um trabalho que garanta apenas a sobrevivência, possibilite uma existência dignificante e seja realizado com motivação?
O TRABALHO NA SOCIEDADE INDÍGENA NO BRASIL
Quando os portugueses “descobriram” as terras que posteriormente vieram a se chamar Brasil, encontraram