A Questão no trabalho no brasil
A questão do trabalho no Brasil
Manaus
2014
ESCOLA ESTADUAL DR. ISAAC SVERNER
Jéssica Santos Viana
Jessica Fernandes Pereira
Karen Taiane Oliveira de Sousa
Noely Brito dos Santos
Sofia Rossy Maciel
A questão do trabalho no Brasil
Trabalho acadêmico apresentado como requisito parcial para obtenção de notas do 1° bimestre do 1° ano, Turma 7, Sala 3, Turno Vespertino, sob orientação do Prof° Campos da disciplina: Sociologia.
Manaus
2014
Introdução
Neste trabalho iremos relatar a questão do trabalho no Brasil. Iniciando desde quando os portugueses chegaram aqui no século XVI, o trabalho escravo que durou mais de 350 anos que mesmo sendo abolido continuou sendo praticado, trazendo malefícios para o Brasil. Vamos relatar esses acontecimentos históricos até os dias de hoje.
A questão do trabalho no Brasil
Quando a agente pensa a questão do trabalho no Brasil, não podemos esquecer que ele está ligado ao envolvimento do país na trama internacional, desde que os portugueses chegaram por aqui no século XVI.
Vamos lembrar que a descoberta do Brasil ocorreu por causa da expansão europeia e pelo desenvolvimento mercantilista. A produção agrícola para a exportação e a presença da escravidão no Brasil também estão vinculados à vinda dos europeus.
No final do século XIX, com a abolição da escravidão, encerrou-se um período de mais de 350 anos de predomínio do trabalho escravo. Só convivemos com a liberdade formal de trabalho há pouco mais de cem anos. Esse passado de escravidão continua pesando.
As primeiras décadas depois da escravidão
Nas primeiras décadas após a escravidão, os proprietários de terras procuraram trazer imigrantes para trabalhar em suas terras. Essa importação de colonos era feita com a ajuda do governo das províncias, que arcava com os custos da importação e ainda subvencionava as empresas