A questão do Estado em Marx
A partir da leitura do texto “A visão crítica do Estado em Marx e Engels”, Luciano Gruppi, responda ao que se pede:
1 Por que se afirma que a visão de Estado em Marx é inovadora, crítica e cronológica?
A visão de Marx pode assim ser caracterizada, pois rompe com a concepção burguesa de Estado até então vigente, demonstrando e explicitando que a liberdade e a igualdade para todos, supostamente, colocadas como ideias da burguesia não eram tão universais já que eram liberdade e igualdade só era dada apenas a uma parcela da sociedade, que era a própria burguesia- o setor economicamente dominante dessa sociedade.
2 Identifique no esquema conceitual marxista da relação infraestrutura e superestrutura a interligação Sociedade civil e Estado.
Segundo Marx, o Estado é uma superestrutura, porém isso não quer dizer que seja apenas uma coisa acessória ou trivial que esteja separado da sociedade civil. A sociedade civil, ou seja, as relações econômicas vivem no cenário de um Estado determinado, na medida em que este garante essas relações econômicas.
3.Aponte a tese central do comunismo utópico
A tese central do comunismo utópico consta que após a revolução que deu a igualdade jurídica, ou seja, perante as leis, deve-se desencadear a revolução econômica-social e esta dará a igualdade efetiva.
4.Mostre a função da igualdade jurídica na democracia burguesa.
Numa democracia burguesa todos são declarados iguais perante a lei, pois em termo jurídicos os direitos de cada cidadão são reciprocamente iguais.
5. O que para Marx torna a igualdade jurídica simultaneamente uma conquista e uma abstração?
A igualdade jurídica é uma conquista, pois tornam todos iguais perante a lei, porém também é uma abstração devido ao fato de que o cidadão enquanto trabalhador é diferente de seu patrão mostrando essa igualdade apenas uma hipótese jurídica e ainda longe de se alcançar a igualdade efetiva.
6. Por que de acordo com Marx não