Pratica - A fórmula de um hidrato
UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ
CÂMPUS MEDIANEIRA
ENGENHARIA ELÉTRICA
A FÓRMULA DE UM HIDRATO
MEDIANEIRA – PR
2014
1. INTRODUÇÃO
Hidrato é um termo utilizado para nomear substancias que possuem água (H2O) em sua composição molecular. Um oposto ao hidrato é o anidro, que são substancias que não possuem água .
Os hidratos são conhecidos no comercio e usualmente por “sais hidratados”. Ex :( CuSO4.5H2O, sulfato de cobre penta - hidratado)
2. OBJETIVOS
Determinar a formula empírica de um sal hidratado (hidrato)
3. MATERIAIS E REAGENTES
3.1 Vidrarias
- Vidro-relógio
3.2 Materiais
- Triangulo de Ferro
- Suporte Universal
- Bico de Bunsen
- Cadinho
- Fósforo
- Balança de Precisão
- Pinça Metálica
- Espátula Metálica
3.3 Reagentes
- Sulfato de cobre penta hidratado (CuSO4)
4. PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL
a) Colocamos um cadinho vazio, sobre um triângulo apoiado num anel de ferro, fixado em um suporte universal e aquecemos com o bico de Bunsen durante 1 minuto. b) Removemos o cadinho do suporte com a ajuda de uma pinça metálica e o deixamos esfriar por 3 minutos sobre o vidro relógio. c) Já frio, colocamos o cadinho sobre uma balança de precisão e determinamos sua massa. d) Com a ajuda da balança e de uma espátula metálica, colocamos 3 gramas de cristais de hidrato, CuSO4.nH2O e determinamos a massa do cadinho com o hidrato. e) Colocamos o cadinho sobre o triangulo de ferro e aquecemos por 5 minutos, até que a substancia perdesse a cor azul. f) Retiramos o cadinho do triangulo com a ajuda de uma pinça metálica e o deixamos esfriando por 3 minutos sobre o vidro relógio. g) Já frio, levamos o cadinho até a balança e determinamos sua nova massa, agora sem as moléculas de água.
h) Comparamos as massas e calculamos o número de mols de água, o número de mols de