A QUESTÃO AMBIENTAL E A CIDADANIA
“A QUESTÃO AMBIENTAL E A CIDADANIA”
1 - O QUE É O MEIO AMBIENTE? O QUE COMPÕE O MEIO AMBIENTE?
A vida animal e vegetal se realiza e se desenvolve na biosfera, nome que se dá parte da crosta terrestre e da atmosfera que oferece condições à existência dos seres vivos. Aí se forma o meio ambiente. Diversos fatores se tornam necessários para que isso ocorra: água, ar, seres vivos vegetais e animais, elementos minerais e clima. Não existe um ser vivo que seja independente, isto é, que possa viver por si só. Os seres vivos dependem uns dos outros.
Afastando-se de seu meio natural com a construção de cidades, nem por isso o homem deixou de pertencer ao seu meio ambiente. Ele continua a necessitar da Natureza como primitivamente necessitava. Não pode viver sem ar, sem água e nem sem alimento.
No entanto, não hesita em destruir o meio ambiente. Incontáveis danos ele já causou à atmosfera. Grandes áreas da crosta terrestre foram desprovidas de florestas e a atmosfera está impregnada de poluentes. Isso acarreta transformações climáticas que não só tornam desconfortável a vida, como a coloca em perigo de extinção.
A população mundial cresce rapidamente, ocupando de forma desorganizada o solo útil. O número exagerado de habitantes é, por si só, uma causa de desequilíbrio ecológico. O conceito empregado para meio ambiente é diverso e modifica-se a partir do ponto e do local de análise.
Em política e em outros contextos relacionados com a sociedade, natureza ou ambiente natural, muitas vezes se refere àquela parte do mundo natural que as pessoas julgam importante ou valiosa por alguma razão — econômica, estética, filosófica, sentimental , etc. A palavra ecologia é muitas vezes usada nesse sentido, principalmente por não- cientistas.
Pode ser entendido sinteticamente como “a interação de elementos naturais, artificiais e culturais que propiciam o desenvolvimento equilibrado da vida do homem”
(Direito Ambiental Brasileiro, 2ª ed.,