A REFLEXÃO DA CIDADANIA AMBIENTAL COM JOVENS DE INSTITUIÇÃO PRIVADA DE SEROPÉDICA/RJ
1LUCENA, Maria Odinete Cartaxo de; 2MATIAS, Gabriela da Silva; 3OLIVEIRA, Lia Maria Teixeira de; 4SOARES, Ana Maria.
Resumo
Este artigo apresenta os resultados do estudo realizado na comunidade escolar do Centro Educacional Arlinda Donadello Moreira, localizado na BR 465-Km 8- Seropédica- RJ, como parte integrante das atividades da Sala Verde, enfocando a temática interdisciplinar do meio ambiente. A metodologia empregada consistiu na aplicação de aulas-oficinas durante quatro semanas objetivando despertar a consciência voltada para a participação de um processo educativo em que reúnam as aspirações dos sujeitos envolvidos buscando o equilíbrio dinâmico do ambiente por meio do exercício da cidadania ambiental.
Palavras - chave: educação ambiental, socioambiental, escola básica
Introdução
A crescente preocupação com o avanço na degradação ambiental tem possibilitado o estudo do comportamento humano em uma relação de inter dependência com o meio ambiente. Nesse contexto, de acordo com a lei Nº 9.795, de 27 de abril de 1999, a Educação Ambiental tem como um dos princípios o estímulo à participação individual e coletiva, permanente e responsável, na conservação do ambiente visando qualidade de vida através do exercício da cidadania. Dessa forma, a Educação Ambiental contribui para a construção de valores sociais, de conhecimentos, de habilidades e atitudes direcionadas à conservação, tal como a utilização dos recursos naturais.
Destacando o marco ‘geracional’ na análise do engajamento socioambiental, encontramos na juventude uma geração que exprime o pós-advento da ecologia, diferentemente dos ambientalistas de outras gerações que apresentaram grandes dificuldades para centralizar as questões ambientais na agenda política de governos e movimentos sociais. A juventude, de acordo com seu tempo, mostra-se diversa no que se refere em seus interesses. Isso pode ser