RESENHA - NATUREZA E SOCIEDADE COMO ESPAÇO DE CIDADANIA
Maurício Waldman é escritor, educador autônomo, consultor ambiental e professor universitário. A trajetória de Waldman firmou-se em três esferas: no meio acadêmico, na administração pública e no ativismo social. Maurício Waldman é Graduado em Ciências Sociais pela USP, Mestre em Antropologia pela USP, Doutor em Geografia pela USP e Pós-Doutor em Geociências pela UNICAMP.
Partindo do conceito de Cidadania Ambiental, o artigo em questão visa analisar a questão da cidadania ambiental no Brasil, para isso, o autor vai delineando sobre os aspectos que contribuem para a degradação do meio ambiente, e o que pode ser feito para que esse quadro se reverta enquanto há tempo. O artigo é composto de cinco partes. O autor inicia a parte introdutória argumentando, que, apenas recentemente a cidadania ambiental, assim, como o a questão do meio ambiente passou a reclamar atenção da sociedade global, pois, muitos setores da sociedade encontram-se envolvidos nessa questão. A discussão em torno do meio ambiente é preocupante, pois, a crise atual não sugere nenhuma recuperação posterior ao esgotamento dos ciclos biológicos dos ecossistemas, ou seja, existe a possibilidade real da extinção total do planeta terra. A partir disso o autor aborda a questão da noção de cidadania ambiental “A noção de cidadania ambiental é indissociável de uma contextualização, social e cultural, em qualquer plano, perspectiva ou sistema de relações.”.
Na segunda parte o autor aborda a questão do imaginário brasileiro em relação às questões ambientais do país. O brasileiro não possui o conhecimento que deveria sobre o próprio país a respeito da questão ambiental, pois existem meios que anestesiam a opinião pública quanto aos problemas ambientais realmente existentes no seu cotidiano. O autor toma como exemplo a