A questao dos afrodescendentes
Introdução ................................................................................................... .01 Desenvolvimento.............................................................................................. 02
Considerações finais....................................................................................... 05
Referências..........................................................................................................06
INTRODUÇÃO
A exclusão social foi um marco negro e muito triste na história da humanidade, e principalmente no Brasil
Podemos sentir este descaso desde o início de sua colonização, desde a chegada dos portugueses, onde vimos uma divisão de grupos étnicos aqui existentes. São destacados os grupos dos nobres, dos escravos, dos negros da senzala e até mesmo o grupo dos indígenas. Estas pessoas viviam a mercê da sorte, enquanto os grupos dos privilegiados, tinham toda mordomia e os outros, pobres coitados, não tinham nem onde dormir, apenas viviam para servir aos seus senhores. Esta exclusão social a que falamos, ainda é sentida até nos nossos dias atuais, como um fato inquestionável, pois nada mudou. Apesar dos vários movimentos, das lutas pela igualdade de direitos, infelizmente ainda perdura em muitos poderosos a mesma mentalidade de antes. Os poderosos ainda existem.
Mesmo, em se falando da Lei Áurea, direitos constitucionais, igualdade social, a discriminação está presente no nosso meio. Ainda se vê uma constante repulsa para uma verdadeira integração social. Sempre encontramos pessoas que se julgam melhores em tudo: seja no meio artístico, na educação, no mercado de trabalho, enfim, até mesmo no Igreja.
Essa exclusão social é tão visível, que até cotas de vagas para os negros já está existindo nas faculdades. Onde fica a tão sonhada democracia? Porque não podem competir de igual para igual? Isso é o cúmulo!
É preciso dar um basta a tantas discriminações. Não se