A questão dos afrodescendentes
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
LICENCIATURA EM HISTÓRIA
DÉBORA RODRIGUES MELLO
JACQUES LE GOFF E AS REPRESENTAÇÕES DO TEMPO NA IDADE MÉDIA
WENCESLAU - BRÁS
2012
DÉbora RODRIGUES DE MELLO
JACQUES LE GOFF E AS REPRESENTAÇÕES DO TEMPO NA IDADE MÉDIA
Trabalho apresentado ao Curso (LICENCIATURA EM HISTÓRIA) da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas: TEORIA DA HISTÓRIA, HISTORIOGRAFIA, HISTORIA MEDIEVAL, SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO, ANTROPOLOGIA E SEMINÁRIO II.
Prof. JULHO, REINALDO, TAÍSE, OKÇANA, GIANE E FABIO.
WENCESLAU - BRÁS
2012
Introdução
O principal objetivo deste trabalho é tratar as Representações do Tempo da Igreja e do tempo do mercador de maneira a se entender as características de cada tempo, e descrever como o autor Jacques Le Goff interpreta o texto. Trabalhar com livro didático de Ensino Fundamental e identificar se o modo que seu autor trabalha com os assuntos concordando ou não com Jacques Le Goff. Analisar como o Tema: Representações do tempo da Igreja e do Tempo do Mercador pode ser trabalhado em sala de aulo, pelos alunos do Ensino Fundamental. E ainda, de que forma as disciplinas estudadas e abordadas pelos professores no Segundo semestre contribuem para serem trabalhadas em sala de aula no ensino fundamental.
Desenvolvimento
Nos estudos de Jacques Le Goff e as representações do tempo na idade média, podemos constatar que mesmo não concordando com fervor de manifestações de seus colaboradores que exaltam como uma como uma espécie de “marco zero” de desbravador dos estudos sobre este texto. Não se pode negar que ele possuí grande experiência e argumentos destruíndo a inocência do tempo ao tratar do tempo da igreja e tempo