A questão dos Afrodescendentes: Violência Maquiada
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
3 CONCLUSÃO 8
REFERÊNCIAS............................................................................................................9
1 INTRODUÇÃO
Embora o Brasil, já tenha abolido a escravidão, há mais de um século, pouco ou quase nada mudou em relação a situação do negro perante a sociedade. Marginalizados, ainda nos dias de hoje negros e mulatos buscam seu lugar perante a sociedade, tentando se libertar das correntes invisíveis do racismo e da discriminação que os prendem e da perseguição que sofrem dia após dia.
Apesar de alguns avanços na questão do racismo, por exemplo: o racismo e considerado como crime inafiançável, porém a sociedade ainda está cheia de preconceitos e há uma grande resistência das autoridades em admitir tal fato. Em um país onde se concentra a segunda maior população de negros do mundo, ficando atrás somente da África, deveria ser inaceitável que essas pessoas fossem tratadas com “coisas” sem acesso à pelo menos as necessidades básicas que um ser humano precisa pra viver dignamente. E é realmente isso que acontece no dia a dia desses milhões de brasileiros negros.
O que se espera é que o Brasil reconheça e acima de tudo combata a discriminação, não somente o racial mas todas as formas de discriminação e violência que sofrem as classes mais inferiores. É preciso essa conscientização pois, somente assim poderemos buscar que o Brasil se torne cada vez mais igualitário, sem distinção de raça, cor, sexo, credo ou qualquer outro tipo de diferença entre a população pois todos somos livres pra viver de acordo com as nossas preferências.
2 DESENVOLVIMENTO
O Brasil foi o país que escravizou o maior número de africanos e foi o último país do mundo a abolir a escravidão. A história de sofrimento vivenciada pelo negro vem desde o tempo da colonização