A Quest O Do Texto
SILSON CARDOSO
rESUMO CAP. II
A QUESTÃO DO TEXTO
Montes claros
2015
SILSON CARDOSO
rESUMO CAP. II
A QUESTÃO DO TEXTO
Resumo apresentado a profª: Mirian Walderez com o objetivo de analisar o função do texto em toda a historia do teatro com um olhar critico.
Montes claros
2015
Resumo
Capitulo II
A Questão do texto
Esse texto trata da hierarquia da função teatral no decorrer de sua historia tendo como centro das discursões o texto . Desde os tempos clássicos do teatro grego já se tomava como o centro o texto as representações meramente seguiam a risca o pensado e ideia chave do texto, removendo assim a criação profunda da personagem partido do próprio ator o encenador.
Esse textocentrismo também se perpetuou e se fortaleceu nos anos inicias do renascimento, nesse período predominava-se somente a visão autor, também nesse período existia os grupos populares de teatro com suas comedias de dell arte que não seguiam esse padrão, seus personagens eram fixos e o texto surgia a parti das encenações e consequentemente sempre mudavam.
Nesse período ainda não se pensava a formação do ator, os atores se destacavam por conseguirem levar uma interpretação linear aparti da composição do autor, o diretor o encenador tinha sua função por menor, somente criavam e pensavam a composição visual do espetáculo como senário vestimentas dentre ouras minucias.
O espetáculo teatral nesse período de fato se rodava em torno do texto, o teatro era uma arte a cabo da literatura dramática.
Esse pensamento se perpétuo por muito tempo séculos, mesmo com o debate sempre presente entre os autores e diretores. Já no final século XIX esse pensamento entra